quinta-feira, 22 de abril de 2010

Além da vida


Como primeira postagem, não poderia deixar de contar a vocês, o porquê do nome Cumadre Tóta como título deste blog. Contudo, a abertura desta página mostra de uma forma simplificada e ao mesmo tempo oculta, a quem ou a que se destina esta "simple tribute", traduzindo: "simples homenagem"!

Por volta de 1999, quando tinha meus oito anos, brotava em mim a vaidade e como não podia deixar de ser, este adjetivo, permaneceu grudado, rematando uma das minhas principais características, me possuindo e me "consumindo" até os dias de hoje.

Todos os dias, antes de ir para escola passava por um ritual, pode-se dizer quase um ritual carnavalesco, rs! Sempre, ao passar pela porta do quarto de meu avô, ele escutava os chocalhos, os balacubacos, o cantar de minhas bugigangas, digo, minhas bijus. Minha cabeça parecia que ia voar, de tantas presilhas, borboletinhas, que nos meus cabelos negros e antes cacheados, faziam enfeitar. AAAH! Se nessa época eu tivesse quatro braços, neles estariam bamboleando 316531023156415211545646548... pulseiras! Meu avô então dizia: "ONDE VAI DANÇAR ESSE BOI". Acredito que essa era uma forma de elogiar o meu visual, sempre quando eu estava arrumada pra ir a uma festinha, um passeio ou algo do gênero, era dessa forma que ele se direcionava a mim. Não sei por que, (e esta dúvida paira até hoje sob minha imaginação) de meu avô me chamar de CUMADRE TÓTA. É gente! Essa homenagem, é ao meu vovô, era ele que me chamava assim, e hoje, ele é a única pessoa que ainda me chama de uma forma digamos que, diferente! O modo de chamar também é diferente, agora ele me chama "Além da vida", lá do céu, nos meus sonhos, nos meus pensamentos e na saudade instalada em meu peito.

Mas eu não era a única a ter um "apelido" tão jeitoso e diferente de ser, minha irmã, que é mais nova do que eu, também tinha uma forma diferente de ser chamada por ele: CUMADRE JEROLINA, rs! Não sei de onde ele tirou esses nomes, mas de uma coisa eu sei, o meu apelidinho carinhoso era mais bonito do que J E R O L I N A! Hahaha..

Bem, passados alguns anos, em 2008 começou a desabrochar o lado criativo que herdei de minha mãe, ou de meu pai? Pode ser de ambos? Rs! Então, na escola em que eu estudava cujo nome é ideal, cheguei a fazer as meninas do convênio, me encomendar muitos brincos. Quase todos os dias, em meio a estudos para o temido vestibular e as minhas outras tarefas, me "embrenhava" nos fitilhos, botões, laços e passava horas confeccionando bijus, dos mais variados modelos ( brincos, pulseiras, cordões). Depois de um tempo, parece-me que as coisas ficaram mais sérias, e eu recebi uma encomenda no círio do mesmo ano (2008) de uma loja do shopping Pátio Belém. Nossa! Passei uma madrugada inteira tentando dar conta de terminar inúmeras pulseiras e brincos, o qual fazia com as fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré. Tenho certeza, que foi a mãe Nazinha que me deu forças para conseguir acabar todas aquelas bijuterias, em meio a tantas queimaduras com cola quente, furadas e os olhos cambaleando, pedindo pra descansar. Daí, a coisa ficou mais séria do que eu pensava. Minha mãezinha teve a idéia de participarmos de uma feira de moda aqui na cidade e então precisaríamos de um nome que identificasse nosso stand, então surgiu a lembrança da cumadre tóta, que graças a Deus vingou. Tenho certeza, que de onde meu vôzinho estiver ele ficou e fica muito contente. Hoje, todas as vezes que preciso identificar minhas vendinhas de alguma forma, é com o nome CUMADRE TÓTA que eu sigo!

Então gente, é essa a origem do nome cumadre tóta que identifica meu blog e irradia felicidade em algum lugar do céu, além da vida!

Eu te amo, meu vovô Didi, minha estrela :’)

Cumadre Tóta

3 comentários:

  1. Linda história amiga, tenho certeza que vc vai ser muito bem sucedida em sua vida, mereces isso e muito mais pela pessoa que és! Tenho certeza que seu avó se orgulha muito disso tudo! Desejo todo sucesso do mundo para vc! E claro que eu não podia deixar de dizer que vou adotar a frase dele né?! "Onde esse boi vai dançar" HAHAHAHA A-M-E-I! Beeijos linda ;)

    ResponderExcluir
  2. aii, obrigada Alex e obrigada amorzão. To adorando mesmo essa coisa chamada blog! Beijoocas

    ResponderExcluir